O sorriso da hiena 
Autor: Gustavo Ávila
Editora: Verus
Páginas: 266
Nota: 4/5

Sinopse: É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem? Uma trama complexa de suspense e jogos psicológicos. Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no desenvolvimento delas. Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos? Em “O sorriso da hiena”, o leitor ficará fisgado até a última página enquanto acompanha o detetive Artur Veiga nas investigações para desvendar essa série de crimes que está aterrorizando a cidade. 

Resenha: O livro que vou falar hoje eu comecei a ler para a maratona de volta as aulas e também para uma marotona de um grupo onde participo em um rede social. É um nacional, que eu gostei, mas não gostei. Confuso né? Eu sei (rs)

~♡~

Quando tinha 8 anos David viu seus pais serem mortos na sua  frente. Seu pai teve a língua arrancada e se afogou com o próprio sangue e a sua mãe levou um tiro na cabeça. Agora depois de adulto David decidiu repetir os assassinatos como uma forma de estudar o que acontece com crianças que sofreram traumas e assim entender ele mesmo. Para isso ele precisa da ajuda de um psicólogo o escolhido por ele para ajuda-lo é Willian.

Willian um renomado psicólogo que tem um grande interesse nessa questão e ve na proposta de David uma chance de responder suas próprias perguntas e ao ver dele ajudar a sociedade. Mesmo que os dilemas morais o atormentem Willian aceita a proposta e ao invés de denunciar o assassino ele se aproveita da situação.

Os assassinatos cometidos por David são investigados por Arthur um detetive portador da Síndrome de Asperger. Com seu jeito peculiar, digamos assim, ele se vê em dificuldades para resolver esse caso onde além de lidar com os crimes ele tem também que conseguir entender o que se passa na mente do criminoso para saber o que as pistas significam.

~♡~

Como todo livro que se trata de assassinatos esse me deu uma sensação de agonia do início ao fim. Minha vontade era pular as cenas onde o crime estava acontecendo pois mesmo que eu já soubesse o que ia acontecer eu ainda me sentia agoniada.

Eu achei os personagens do livro muito bem feitos, todos eles. Embora o fato do assassino ser mais inteligente que todos os outros personagens, a ponto de cometer inúmeros crimes na maior facilidade ter me incomodado. Mas ai que vem a questão, isso não acontece todos os dias na vida real? Quantos criminosos estão se safando nesse exato momento? Acho que essa semelhança com a realidade que me incomodou.

Arthur com toda sua peculiaridade foi meu personagem favorito. Por que? Realmente não sei. Acho que suas respostas diretas e o fato de não fazer rodeio com as coisas me ganhou.

Willian foi o personagem que eu mais detestei, gostei menos dele do que do David. Para mim ele é um personagem mesquinho que só pensa no seu lado. Ele poderia ter estudado crianças vítimas de traumas sem compactuar com David, ele poderia ter estudado quem já estava aos cuidados dele e não ficar sentado esperando as próximas vítimas chegarem a sua mão. Ao meu ver ele fez tudo para elevar o ego dele mas no final só acabou se destruindo.

~♡~

O final não foi o que eu esperava e também não me agradou muito, acho que não gosto quando o mal de certa forma vence. Porém a leitura foi satisfatória, me vi presa ao livro querendo saber o que aconteceria na página seguinte. A escrita do autor também me agradou bastante e embora o livro esteja em terceira pessoa (algumas vezes isso me incomoda) consegui ter uma leitura bem fluida.
Por causa do final e de alguns outros pontos que me incomodaram no meio da história eu dei somente 4 estrelas para esse livro

4 Comentários

  1. É o tipo de livro que gosto de ler, com: suspenses e jogos psicológicos.

    ResponderExcluir
  2. ola tudo bem ?
    Este é o tipo de leitura que gosto , pena que o final não seja oque se espera .
    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros com suspense e algumas reviravoltas, mas você não é a primeira pessoa que comenta que o livro não era exatamente o que esperava... Isso me deixa com um pé atrás em ler o livro... Hahhahaha

    ResponderExcluir
  4. Oi. Tudo bem?
    Já ouvi falar muito bem deste livro é estou com muita vontade de ler, pois é um dos gêneros que mais gosto. Eu ler a sua resenha fiquei mais animado para ler o livro, pois adoro livros de suspense, principalmente quando tem vários assassinatos. Acho incrível. E pode parecer estranho, mas adoro fim surpreendentes é para geralmente os melhores são aqueles que o mal são dão bem no final. É uma pena que tenha ficado decepcionada com algumas coisa. Estou muito ansioso para ler, quero comprar o mais rápido possível. Adorei a resenha.
    Abraço 😀

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir